Argentina escolhe tecnologia goID da HID para oferecer a seus cidadãos o primeiro programa nacional de identidade digital do mundo

AUSTIN, Texas, 19 de dezembro de 2019 – A HID Global®, líder mundial em soluções confiáveis de identificação, anunciou que o governo argentino selecionou sua solução de identificação do cidadão, HID goIDTM, para integrar ao aplicativo Mi Argentina a versão digital do Documento Nacional de Identidade obrigatório (DNI).  

O trabalho conjunto entre a HID, o Ministério do Interior, Obras Públicas e Moradia, através do Registro Nacional das Pessoas (Renaper), permitirá que a Argentina seja o primeiro país do mundo a oferecer um documento de identidade verdadeiro contido em um aplicativo para celular voltado ao cidadão. Atualmente, 47 milhões de cartões DNI circulam no país, e uma legislação recente concedeu equivalência total para a versão digital do documento.

O governo argentino está liderando a iniciativa de trazer conveniência e segurança a seus cidadãos com a identidade móvel. Desenvolvido pelo Ministério do Interior, o aplicativo Mi Argentina guarda o DNI no celular e permite aos cidadãos, após o download em seu smartphone, a realização de trâmites como agendamentos e o acesso a informações de saúde e credenciais como a carteira de habilitação. Por meio da integração com a HID goID, as pessoas podem visualizar o DNI no dispositivo através do aplicativo Mi Argentina, mesmo sem ter acesso a internet.

"O governo argentino está liderando a iniciativa de trazer conveniência e segurança a seus cidadãos com a identidade móvel", afirma Juan José D'Amico, diretor do Renaper. "Esse aplicativo inovador é fácil de ser obtido e, segundo acreditamos, poderia ser o primeiro passo para digitalizar a identidade em todo o governo e, potencialmente, em outros países, nos próximos anos".

Os cidadãos que baixarem o aplicativo Mi Argentina podem solicitar o DNI digital em um dos postos de atendimento do Renaper, onde é realizada a autenticação da identidade. Após a verificação, o cidadão recebe um e-mail com um código para ativar seu DNI. Em caso de perda ou roubo do smartphone, as credenciais podem ser anuladas imediatamente, protegendo o cidadão contra possíveis roubos de identidade.

O DNI digital é armazenado de forma segura no celular do cidadão, garantindo seu acesso mesmo quando não há conexão com uma rede móvel ou Wi-Fi. Além disso, o armazenamento no telefone confere segurança extra para a plataforma de identidade móvel em geral, já que um eventual canal de retorno à base de dados central nunca é solicitado.

O Renaper emite um DNI para todos os cidadãos argentinos após o nascimento, com duas atualizações obrigatórias, entre os 5 e 8 anos e aos 14 anos. Já na vida adulta, o documento deve ser renovado a cada 15 anos.

 "A HID Global está comprometida com a criação de soluções de identidade que sigam as mudanças normativas do século XXI", afirma Jessica Westerouen van Meeteren, vice-presidente e diretora administrativa da divisão de Identificação do Cidadão da HID Global. "Ao implementar nossa tecnologia, o governo argentino concede aos cidadãos acesso fácil e inovador a identidade por meio de uma experiência totalmente digital, do registro à emissão".

O Governo da Argentina já havia firmado uma parceria com a HID Global para atualizar o passaporte eletrônico segundo as normas da OACI para uma geração que fosse mais rentável e oferecesse mais segurança e melhor leitura de dados nas fronteiras. O sucesso dessa parceria prévia foi crucial para a decisão do governo de colaborar com a HID Global e implementar a solução de identidade móvel com tecnologia HID goID.

HID goID para um mundo mais conectado e seguro

A HID goID é uma plataforma de identidade móvel que promove um mundo mais seguro e conectado com base em uma tecnologia comprovada em campo, permitindo a emissão, o gerenciamento do ciclo de vida e a verificação de identidades móveis. Trata-se de uma solução personalizável que oferece bem mais funções que os documentos de identidade físicos tradicionais.

Visite nossa central de mídias, leia nosso blog da indústria e siga-nos no Facebook, Twitter e LinkedIn.

Sobre a HID Global

A HID Global é a fonte de identidades ​​confiáveis das pessoas, lugares e coisas no mundo. Nós tornamos possível que as pessoas trabalhem com segurança, trabalhem de forma produtiva e viajem livremente. Nossas soluções de identidade confiáveis ​​oferecem às pessoas acesso conveniente a lugares físicos e digitais e conectam coisas que podem ser identificadas, verificadas e rastreadas digitalmente. Milhões de pessoas em todo o mundo usam produtos e serviços HID para navegar em suas vidas cotidianas e mais de 2 bilhões de coisas estão conectadas através da tecnologia HID. Trabalhamos com governos, instituições educacionais, hospitais, instituições financeiras, empresas industriais e algumas das empresas mais inovadoras do planeta. Com sede em Austin, Texas, a HID Global tem mais de 3.000 funcionários em todo o mundo e opera escritórios internacionais que atendem a mais de 100 países. HID Global® é uma marca do grupo ASSA ABLOY. Para mais informações, visite www.hidglobal.com.br

 # # #

© 2019 HID Global Corporation/ASSA ABLOY AB. Todos os direitos reservados. HID, HID Global, o logotipo da HID blue brick e o design da cadeia são marcas comerciais ou marcas registradas da HID Global, da ASSA ABLOY AB ou de suas afiliadas nos Estados Unidos e em outros países, e não elas podem ser usadas sem autorização. Todas as outras marcas comerciais, marcas de serviço e nomes de produtos ou serviços são marcas registradas ou marcas registradas de propriedade de seus respectivos proprietários.

Contato com a mídia:

Signalis Group

Julián Arcila
Agência de Relações Públicas
980-309-2166
[email protected]